Baile do Encanto: Pessoas em situação de rua participam de segunda edição de jantar natalino do Governo do Amazonas

A ação proporcionou a 400 pessoas o acesso a serviços de saúde, documentação, embelezamento e doação de roupas

O Natal é uma celebração que gera solidariedade nas pessoas e reforça o amor ao próximo. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) propagou esse espírito natalino nesta quinta-feira (19/12), com a segunda edição do “Baile do Encanto” e a realização de serviços de atendimento social no Centro Estadual de Convivência do Idoso da Aparecida, zona sul de Manaus.

Voltado para pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, o evento contou com serviços de documentação, corte de cabelo, esmaltação, doação de roupas, orientação sobre direitos das pessoas com deficiência e idosos, além de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Cruz Vermelha, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao fim, foi oferecida uma ceia natalina para todos, para que, apesar da situação, a população pudesse celebrar as festividades.

“Eu achei tudo muito bom, busquei atendimento de enfermagem, agora eu vou para a manicure e depois eu vou para outro atendimento. Eu não tenho condições para pagar a manicure e nem para ajeitar meu cabelo, mas eu vou ficar muito feliz de conseguir fazer isso ”, comentou Bernadete Moraes, de 51 anos, uma das 400 pessoas em situação de rua que participaram do evento natalino.

Para Jucyfranck de Almeida, 59, a ação aumentou a autoestima. “Eu me sinto muito feliz de estar no meio das pessoas, dos amigos. Vim cortar o meu cabelo, faltava ainda cortar, mas graças a Deus eu cortei aqui com vocês, porque outros serviços eu já fui atendido durante todo o ano, pela Sejusc, pelo Estado”, reforçou.

Para a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a noite é uma forma de dar dignidade para as pessoas.

“Nós estamos aqui com 400 pessoas recebendo carinho, alimentação, atendimento psicossocial, corte de cabelo, esmaltação, trazendo dignidade para essas pessoas em situação de rua. A segunda edição do Baile do Encanto sendo um sucesso”, reiterou.

Espírito Natalino

Segundo a secretária executiva de Direitos Humanos, Gabriella Campezatto, o evento é uma parte de todo o trabalho realizado na secretaria durante o ano, sendo importante tanto para os 90 servidores que realizaram o evento, quanto para a população que pode participar.

“Essa ação é apenas um pedaço do que a Sejusc realiza através da Gerência de Políticas para a População em Situação de Rua. E ela tem um grande significado para toda a equipe da Sejusc, além de ser uma ação que acontece justamente no período natalino, que é um período onde procuramos reatar os laços familiares e ter esse afeto que, muitas vezes, a população em situação de rua não tem. A Sejusc está aqui para garantir que eles tenham esse momento de carinho através dos nossos serviços e da Ceia Natalina”, acrescentou a secretária.

Baile do Encanto

A ação foi batizada em homenagem a Elvio de Azevedo Costa, homem que viveu em situação de rua e morreu em 2022, aos 36 anos, vítima de atropelamento. Conhecido como “Encanto”, Elvio era engajado na busca por melhorias e direitos a pessoas que viviam à margem da sociedade, e sempre buscava apoio com instituições, associações e entidades que pudessem dar amparo a pessoas envolvidas com álcool, drogas, prostituição.

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc