Grupo Engenho é case de reportagem sobre sucesso empresarial brasileiro

Rede de restaurantes fundada em Manaus, é destaque na Exame por seu crescimento robusto de R$ 63 milhões

O Grupo Engenho, uma das redes de restaurantes mais notáveis da região Norte do Brasil, foi destacado na Exame, em uma reportagem que aponta o sucesso empresarial da companhia e sua trajetória exemplar. Com unidades em Manaus e Belém, a rede de restaurantes atingiu um faturamento de R$ 63 milhões em 2024. E os planos de crescimento são audaciosos, visando alcançar a marca de R$ 100 milhões até 2027.
Os sócios Rogério Perdiz e Sidnei Dutra explicam que o grupo representa uma diversidade inteligente de marcas que se alinham a diferentes perfis de público, experiência gastronômica, conceito e propósito. Ao longo da história da empresa, marcas foram desenvolvidas e outras reposicionadas, de forma a criar um alinhamento com cada conceito. Atualmente, opera em oito unidades com o Engenho Cozinha Brasileira, O Boteco, Terra&Mar e, a mais recente, Sagrado Peixe, especializada na culinária amazônica.
Na entrevista à Exame, eles falaram sobre a superação dos desafios logísticos e expansão do portfólio de marcas. “Acreditamos que, com a estruturação correta, podemos conquistar ainda mais o mercado, não só do Norte, mas do Brasil inteiro”, disse Sidnei Dutra à Exame, destacando que a experiência completa que oferecem – que vai desde a comida até o ambiente cuidadosamente planejado – é o segredo para conquistar a lealdade dos 70.000 clientes que atendem mensalmente.
O Grupo Engenho não é apenas uma referência na gastronomia, mas também em gestão estratégica. A empresa implementou uma retaguarda administrativa robusta, que inclui um Centro de Desenvolvimento e Administração (CDA) para centralizar processos e garantir eficiência no controle de logística, finanças e compras. Essas ações contribuem para uma operação ágil e bem planejada, mesmo em uma região com desafios únicos, como a dependência de modais fluviais e rodoviários, e o difícil acesso a fornecedores.
Apesar dos desafios econômicos da região, a visão de longo prazo do grupo é clara: ampliar sua presença no Norte e, posteriormente, expandir para novos mercados no Brasil. A próxima grande aposta é a abertura de novas unidades em Marabá (PA) em 2025, além da intensificação de sua atuação em cidades estratégicas como Belém e Boa Vista.
“Queremos consolidar nossa presença no Norte antes de pensar em novos mercados”, afirmou Dutra. A visão estratégica do grupo inclui também a busca por investidores para acelerar ainda mais seu crescimento, uma vez que a estrutura da empresa já está pronta para atrair um fundo de investimento.
O artigo da Exame destaca o potencial do Grupo Engenho como um exemplo de adaptação e resiliência, evidenciando como a empresa soube se posicionar de forma competitiva em um mercado desafiador e, ao mesmo tempo, explorando as oportunidades únicas da região Norte, uma das mais promissoras do Brasil nos próximos anos.
“Nosso sonho é grande: queremos levar a experiência gastronômica do Norte para todo o Brasil, de forma ética e sustentável”, ressalta Rogério Perdiz.